Prova de Vida INSS 2020

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, mas não conhece o procedimento da Prova de Vida, acompanhe este artigo que vamos explicar em detalhes o que é, como fazer o procedimento e outras questões. Vale lembrar que o beneficiário que não fizer a Prova de Vida INSS 2020 corre um sério risco de ter o seu benefício cortado pelo governo federal. Então, para não perder o seu benefício, acompanhe o nosso artigo agora mesmo!

Prova de Vida INSS 2020
Prova de Vida INSS 2020

Prova de Vida INSS 2020

Todo ano centenas de benefícios do INSS são cortados por causa da falta do procedimento chamado Prova de Vida. O INSS – que é o Instituto Nacional de Seguridade Social – é o órgão que cuida das:

  • Aposentadorias;
  • Pensões;
  • Auxílios e;
  • Outros benefícios dos trabalhadores brasileiros.
Prova de Vida INSS
Prova de Vida INSS

No entanto, sabemos que muitos brasileiros possuem o benefício de forma irregular ou não fazem os procedimentos adequados todos os anos para continuarem recebendo o benefício. Por isso, o governo federal criou a Prova de Vida INSS 2020 para que todos os anos aposentados e pensionistas provem que ainda estão vivos ou que ainda têm o direito de receber o benefício.

Quem deve fazer a Prova de Vida INSS

  • Todos os beneficiários, sejam eles aposentados ou pensionistas, que estão recebendo o seu benefício por mais de 12 meses devem fazer o procedimento da Prova de Vida INSS.

A Prova de Vida nada mais é uma prova de que o beneficiário está vivo e tem o direito de continuar recebendo.

No momento em que o benefício completa 12 meses para o aposentado ou pensionista, o beneficiário deverá comparecer a uma agência da Caixa (ou banco em que recebe o benefício) com um documento original com foto para comprovar que está vivo, caso contrário o INSS cortará o recebimento.

Prazo para Realizar a Prova de Vida

Desde o ano de 2012 a Prova de Vida é obrigatória para todos os aposentados e pensionistas do INSS. Essa é uma forma para que pessoas não recebam o benefício de forma indevida.

Por isso o próprio beneficiário deverá comparecer ao seu banco em que recebe o benefício para realizar a prova de vida INSS 2020. Cada banco adota um prazo para que o beneficiário faça a sua comprovação, que deve acontecer a cada 12 meses de benefício. Alguns bancos utilizam:

  • O mês de aniversário do aposentado/pensionista;
  • Outros podem convocar o beneficiário um mês antes da prova de vida do ano anterior.
Prazo para Realizar a Prova de Vida
Prazo para Realizar a Prova de Vida

Como Agendar a Prova de Vida INSS 2020

Os beneficiários que têm acima de 60 anos podem agendar para que sejam atendidos em uma agência do INSS. Idosos acima de 80 anos, que tenham alguma doença grave ou dificuldades de locomoção podem agendar no site do INSS para que um agente do órgão vá até a casa do idoso ou onde ele estiver para a comprovação de vida.

O agendamento pode ser feito das seguintes formas:

Como Agendar a Prova de Vida INSS
Como Agendar a Prova de Vida INSS

Também é possível fazer a prova de vida para idosos com dificuldade de locomoção, idade ou doença grave através de procuração por pessoa devidamente cadastrada no INSS

Prova de Vida pela Internet

Não é possível fazer a Prova de Vida INSS 2020 pela internet, apenas fazer o agendamento para ir até uma agência do INSS ou para que um agente do órgão vá até o local onde se encontra o idoso para a comprovação de vida. Para mais informações ligue para 135 ou acesse o site https://meu.inss.gov.br/central/#/.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...