Procuração INSS 2020

Procuração INSS 2020 – Sabemos que a aposentadoria é como se fosse uma ‘’garantia’’ para todos os trabalhadores que contribuíram e podem desfrutar disso posteriormente. Atualmente, os trabalhadores precisam de tempo de contribuição mínimo e uma idade mínima para conseguir usufruir desse benefício. Muitas vezes as pessoas não se encontram em condições físicas de assinar por si ou mesmo estão longe fisicamente do local onde todo o procedimento será realizado e por isso existe a chamada procuração que pode ser utilizada no INSS. No artigo de hoje você vai entender melhor porque a Procuração INSS 2020 serve para tudo isso, como a utilizar e dúvidas relacionadas a tudo isso.

Procuração INSS 2020
Procuração INSS 2020

O que é?

Como falamos sobre essa procuração que pode ser utilizada no INSS 2020, estamos falando de um documento legal. Onde a pessoa pode nomear outra pessoa, para o representar nos assuntos relacionados com o INSS.

A Procuração INSS 2020 serve para que o nomeado possa, de maneira legal, realizar todas as atividades. Como receber pagamento, consultar saldo, ver extratos e resolver todas as questões que possam estar por trás de tudo isso.

 


Para que Serve?

Serve para aquelas pessoas que se encontram fora do país, por exemplo e precisam de alguém para cuidar de todas essas questões. Muitas pessoas também se encontram incapacitadas, seja por idade ou por doença. Por isso precisam de um representante legal para resolver toda a parte burocrática.


Como Funciona?

As pessoas que possuem interesse em fazer a procuração devem ir até o formulário do INSS online, tudo isso pelo site da Previdência Social. Todo o procedimento pode ser feito em: www.inss.gov.br.

É bem rápido e a pessoa pode até mesmo agendar um atendimento sem sair de casa e de maneira efetiva.

VEJA TAMBÉM:


Tipos de Procuração para o INSS

Existem 2 modelos de Procuração INSS 2020. A primeira conhecida como procuração pública e a segunda como procuração particular.

  • Procuração particular: Essa procuração pode ser feita pela própria pessoa que está interessado. Nesse caso, pode-se utilizar do formulário pronto disponível pelo INSS ou pode ser algo feito diretamente pelo cidadão, sem precisar seguir um modelo único. Lembrando que essa procuração não precisa ter registro em cartório;
  • Procuração pública: Já a procuração pública deve ser feita e devidamente registrada em cartório. Por qualquer pessoa que tem interesse e / ou necessidade de ter um procurador.

Exemplo Procuração INSS

Exemplo Procuração INSS


Prazo de Validade da Procuração do INSS

Devemos também falar sobre a validade da Procuração INSS 2020. Quando solicita-se a procuração para ter alguma informação ou mesmo para realizar um procedimento que precise de procuração, a mesma vale até acabar esse procedimento.

Se por ventura, o representante fizer uma revogação ou mesmo uma renúncia de representação, a validade vai acabar naquele exato momento.

Já para o caso de receber o benefício, por exemplo, a procuração vale por até um ano. Podendo ser renovada até mesmo antes de prazo. Lembrando que nesses casos uma nova procuração não deve ser feita. Apenas apresentação dos documentos oficiais já basta para o procedimento.

Tanto o representante quando o representado precisa ser maior de 18 anos para fazer todo o procedimento descrito, antes disso somente se for emancipado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...