Extrato INSS 2020: Consulta Saldo e Pagamento de Benefício INSS

Nos últimos anos, vários serviços do Governo Federal passaram a ser transferidos também para internet. Esta foi uma decisão totalmente correta, pois diminui as filas nas agências, como da Previdência Social, e agiliza a vida das pessoas que não possuem tanto tempo durante o dia. Um dos serviços fornecidos na internet, pelo site da Previdência, por exemplo, é a consulta extrato INSS. Quer saber como fazer? Leia o artigo abaixo.

Extrato INSS 2020
Extrato INSS 2020

Extrato INSS

O extrato INSS é um documento de grandiosíssima importância para os beneficiários da Previdência Social. Isto porque neste documento possui informações essenciais, como valor bruto do benefício sem a adição do desconto e também a quantia líquida.

O extrato é emitido pelo Dataprev, um sistema totalmente informatizado responsável pela organização das informações sociais dos cidadãos brasileiros. O DATAPREV é responsável por usa série de serviços online, como emissão de documentos, agendamento de atendimento do INSS, emissão de certidões, entre outros.


Consulta Extrato INSS

Realizar a consulta extrato INSS é muito simples e fácil. No entanto, isto não exige que preste um pouco de atenção no momento de preenchimento do formulário de consulta ao INSS. Para agilizar todo o processo, é também recomendado que tenha todas informações em mãos. Na consulta, o sistema irá requerer o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e também do CPF. Por isso, tenha todas estas informações em mãos.

Consulta Extrato do INSS
Consulta Extrato do INSS
  1. Primeiramente, você deve acessar a área de consulta extrato de pagamentos da Previdência Social pelo seguinte endereço eletrônico: dataprev.gov.br. Em alguns navegadores, como o Google Chrome, pode ser indicado que o site da Previdência seja totalmente inseguro. Entretanto, você pode prosseguir, o site é totalmente seguro.
  2. Carregada a página, você deverá preencher alguns campos para ter acesso aos seus extratos de pagamentos.
  3. O primeiro espaço pede que informe a sequência numérica do seu benefício. É importante que informe o número sem pontos ou barras.
  4. Logo depois, você deverá preencher a data de nascimento. Sendo que você deve informar o ano com quatro algarismos.
  5. Em seguida, pede que digite o nome do beneficiário. Por fim, o número do Cadastro de Pessoa Física, também conhecido pela sigla CPF. Também não é preciso colocar barras, traços ou pontos.
  6. Para encerrar a fase de preenchimento, você deve também transcrever os caracteres que estão sendo exibidos numa imagem gerada pelo próprio sistema da Previdência Social. Este processo é necessário pois ajuda evitar que o site seja usado para realizar consultas automatizadas, o que prejudica o funcionamento da ferramenta por pessoas que precisam, necessariamente, fazer a consulta ao extrato de pagamentos INSS.
  7. Terminado o preenchimento do formulário de consulta de extrato do INSS, você deve clicar no botão ‘visualizar’. Caso as informações fornecidas estejam totalmente corretas, você será redirecionado à página de consulta ao seu extrato previdenciário, onde poderá consulta, tirar suas dúvidas e imprimir.

Caso o documento que você necessite seja a certidão negativa de débitos, você vai precisar emitir a CND INSS 2020 que também pode ser emitida pelo portal da Previdência Social.


Pagamento INSS

Normalmente o pagamento do INSS 2020 ocorre mensalmente, sendo liberados no quinto dia útil de cada mês. Para os beneficiários do programa, que ganham no mínimo o piso previdenciário, sempre que houver feriado, o pagamento só será liberado no próximo dia útil do mês.

Está com alguma dúvida sobre o INSS? Conte-nos na área de comentários para que possamos te ajudar!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...