Aposentadoria Proporcional 2020

Muitas pessoas ainda não sabem que existem dois tipos de aposentadoria previstas em lei, a integral e a proporcional. Cada uma delas será baseada no tempo que o cidadão fez suas contribuições de forma correta para a previdência social. Como o nome dessa aposentadoria já indica, a Aposentadoria Proporcional 2020 é uma possibilidade para aquelas pessoas que tiveram um menor tempo de contribuição do que o integral, recebendo o proporcional a isso.

Para muitas pessoas essa aposentadoria parece vantajoso, mas em nosso artigo de hoje você vai ter mais detalhes sobre esse tipo de Aposentadoria Proporcional 2020, podendo analisar se realmente é benéfica.

Aposentadoria Proporcional 2020
Aposentadoria Proporcional 2020

Aposentadoria Proporcional 2020

Esse tipo de aposentadoria pode ser requerido por todas as pessoas que contribuem para o INSS antes de 1998. Nesse mesmo ano o fator previdenciário foi criado.

O fator previdenciário tem o objetivo de equilibrar finanças da Previdência Social, diminuindo assim o valor da aposentadoria por tempo de contribuição. O valor do benefício era realizado com uma média das 36 últimas contribuições. Mas foi substituído pela média dos maiores salários de trabalho do período que o trabalhador esteve ativo.

Além disso, não podemos esquecer de outros fatores que devem ser levados em conta, idade, data de aposentadoria, expectativa de vida, e afins.

Hoje, há uma idade mínima para entrar com pedido nesse tipo de Aposentadoria Proporcional 2020, que seria 53 anos para os homens e 48 anos para as mulheres.

VEJA AINDA:


Como Funciona a Aposentadoria Proporcional?

Para solicitar esse tipo de aposentadoria precisa ter a idade mínima que mencionamos anteriormente de 53 anos para homens e 48 anos para mulheres.

Antes da lei mudar ainda em 1998 o período de contribuição mínimo para a Aposentadoria Proporcional 2020 era de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres, assim, era ‘’tirado’’ 5 anos do tempo mínimo de contribuição quando comparado a aposentadoria integral.

Porém, para todas as pessoas que precisam se adequar as regras de transição, o tempo de contribuição não é o mesmo, podendo ser calculado de outras formas, como:

  • Calcular quantos anos tinha de contribuição até a data de 16/12/1998.
  • Calcular 40% do valor encontrado no tempo que falta de contribuição e somar o valor a 30 ou 25 anos.
  • Dessa forma, o contribuinte terá o tempo de contribuição necessário para se aposentar de forma integral.

Cálculo da Aposentadoria Proporcional

Esse é outro item que interessa bastante a todas as pessoas que estão querendo se aposentar de forma proporcional. Saber calcular o valor é fundamental para que as pessoas realmente saibam se vale a pena ou não.

O valor da aposentadoria integral é feito com base no seguinte cálculo:

  • 70% da aposentadoria integral + 5% a cada ano de contribuição (até chegar no máximo a 100%).

De forma geral, o valor do benefício é diminuído em até 30%. Por isso para muitas pessoas não compensa se aposentar de forma proporcional.

Talvez seja uma jogada mais inteligente para quem já vai receber o mínimo, por exemplo. Já que o valor nunca poderá ser menor do que esse.

Se você quer conhecer mais informações sobre Aposentadoria Proporcional 2020, continue em nosso site.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...